A manutenção preventiva visa à correção de falhas e avarias nas máquinas antes mesmo que elas aconteçam. Isso evita prejuízos e riscos de interrupção da produção.

A manutenção preventiva é uma programação pertinente às ações de manutenção projetadas pelo gestor ao elaborar o planejamento de manutenção anual de uma empresa.

O principal objetivo da manutenção preventiva é evitar falhas e avarias dos equipamentos, antes mesmo que elas aconteçam, ou seja, prevenir fica muito mais barato do que remediar. Por isso, a manutenção é tão importante para uma empresa em termos de redução de custos e aumento de lucratividade, afinal, máquinas funcionando a pleno vapor significam produtividade em alta.

O planejamento desse tipo de manutenção é projetado com o intuito de preservar e aumentar a confiabilidade nos equipamentos, substituindo os componentes desgastados antes que eles realmente falhar.

As atividades de manutenção preventiva incluem verificações de máquinas, dispositivos e ferramentas, alterações parciais ou totais em cada peça, mudanças de óleo, lubrificações e demais tarefas.

Alguns benefícios em longo prazo propiciados pela manutenção preventiva incluem: diminuição do custo de substituição de peças, ferramentas e máquinas, confiabilidade no sistema bastante melhorada, redução do tempo de inatividade dos equipamentos.